Categories Menu

Publicado 13/jan/2015 - Dica para o professor

Animação sobre os Astecas

 

Desvendando um códice asteca

 

A animação Códice Borbónico conta a história desse importante códice asteca elaborado pouco antes da chegada dos espanhóis à América, no século XV. Trata-se de um calendário que registra o ano religioso asteca. A obra original foi feita em papel de amate (um arbusto) e está localizada atualmente na Câmara dos Deputados de Paris. Estão preservadas 36 páginas do códice, formando um corpo documental com quase 15 metros de comprimento.

 

O vídeo apresenta informações básicas sobre o documento, descreve elementos da cosmogonia asteca e explica alguns elementos de seus rituais religiosos.

 

Em sala de aula, a animação pode ser utilizada como introdução à cultura asteca, destacando alguns dos elementos religiosos que marcaram a organização social da região. Além disso, também é possível trabalharcom algumas das páginas do códice, disponíveis em:http://www.famsi.org/…/resea…/loubat/Borbonicus/thumbs0.html.

A animação está apenas em espanhol, mas as imagens são bastante ricas e justificam a exibição do vídeo mesmo em caso de dificuldade com o idioma. Ele está disponível em: http://www.historiaeimagem.com.br/o-codice-borbonico/.

36

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva o CAPTCHA abaixo *