Categories Menu

Publicado 30/maio/2014 - Dica para o professor

50 anos de Deus e o Diabo na Terra do Sol

Em 2014, o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, completa 50 anos. Segundo filme do diretor baiano, a obra marcou a história do cinema brasileiro. A história se passa no final dos anos 1930 e retrata a revolta de Manoel, um sertanejo pobre que alimentava o sonho de comprar um pedaço de terra. A partir desse cenário histórico, o diretor discute temas da época, como a luta contra a miséria e a resistência popular.

Nesse sentido, o filme pode ser visto como um esforço de reflexão e também como uma forma de estimular ações de transformação social. É também um importante exemplo daquilo que ficou conhecido como “cinema novo”, no qual diversos diretores buscaram novas formas de produção e filmagem, recusando o modelo de cinema narrativo tradicional ao qual o público brasileiro estava acostumado.

O filme pode ser utilizado de diversas maneiras em sala de aula: pode ser trabalhado para discutir as propostas de transformação social que existiam no Brasil às vésperas do golpe civil-militar, mas também como uma maneira de discutir a rica vida cultural e artística brasileira no período.

Link para o filme: http://goo.gl/5eldPA.

33

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva o CAPTCHA abaixo *