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História e cultura da África e dos afrobrasileiros

Duração: Um semestre


Justificativa:
O negro tem uma participação extremamente importante na formação da sociedade brasileira. Introduzido à força em nosso território no século XVI, o negro sofreu as agruras da escravidão e, apesar de ainda hoje ser vítima do preconceito e da discriminação, ele conseguiu manter vivo suas tradições, seus hábitos culturais, suas crenças religiosas. Para o aluno, conhecer esse rico legado dos afrodescendentes em nosso país é uma das maneiras de compreender os valores e as lutas do negro ao longo dos séculos; para a escola, é uma forma de desenvolver um trabalho com o objetivo de valorizar a cultura negra, ajudando, desta forma, a combater a discriminação racial que ainda vigora em nossa sociedade.

Planejamento: Ao se estudar a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros, tem-se em mãos uma variedade muito grande de assuntos. Portanto, um primeiro passo importante seria definir quais tópicos serão estudados em sala de aula. Ainda assim, mesmo estes tópicos podem ser subdivididos, gerando muitos subtemas.

Apresentamos a seguir sugestão de três grandes tópicos que podem ser trabalhados junto aos alunos, embora estes não sejam os únicos possíveis:

1) A história da África
2) A escravidão e resistência
3) A presença negra na cultura brasileira.

Na fase de planejamento, o professor pode dividir a sala em grupos, fazendo com que cada grupo escolha um tópico que deseja estudar. Feito isto, os grupos poderão ser subdivididos em grupos menores, de modo que cada um fique responsável por algum subtema relacionado ao assunto principal.
Escolhido o subtema, os grupos podem fazer um questionário sobre as principais questões que pretenderão ter respondido ao final do trabalho.

Execução
Definidas as metas, os grupos iniciam a fase de levantamento de fontes: visitas a bibliotecas, pesquisas em sites, entrevistas com lideranças do movimento negro etc.

Abaixo listamos sugestões de temas possíveis e propostas que como eles podem ser desenvolvidos:

1) A história da África

a) O surgimento da espécie humana –
estudos científicos mostram que os hominídeos, e dentre eles, o Homo sapiens sapiens, teriam surgido na África e de lá se espalhado pelo restante do planeta. O grupo que ficar com esse estudo poderá trabalhar os seguintes assuntos: a evolução da espécie humana, as teorias de povoamento da Terra; como são feitos os trabalhos de arqueólogos, paleoantropólogos, geólogos e outros profissionais que estudam as origens da humanidade. O trabalho pode ser apresentado sob a forma de cartazes.

b) Grandes civilizações –
Na África surgiram grandes civilizações ao longo dos séculos. Os grupos que estiverem com esse tema poderão apresentar um painel sobre algumas delas: Egito, Cartago, Nok, Axum, Gana, Mali, Grande Zimbábue, Manicongo são alguns exemplos. Com auxílio do(a) professor(a) de matemática, por exemplo, os alunos poderão fazer maquetes das pirâmides do Egito, mantendo as mesmas proporções das pirâmides originais. Outros alunos poderão fazer, com argila, papel machê ou outros materiais, objetos que procurem reproduzir as obras de arte – estátuas, esculturas ou máscaras feitas por esses povos. Seria interessante que os alunos relacionassem as crenças religiosas africanas freqüentemente associadas a estes objetos.


2) Escravidão e resistência


a) Navio negreiro –
Africanos, dos mais variados povos e etnias, foram capturados e trazidos à força para a América para trabalharem como escravos. Independente de suas origens étnicas, todos enfrentaram algo em comum: a travessia do oceano Atlântico em um navio negreiro. O grupo que estiver encarregado desse tema poderá ser orientado a fazer pesquisas como: de quais regiões da África eram provenientes os negros aqui trazidos como escravos? Essas regiões correspondem a quais países hoje em dia? Quais as diferenças culturais, étnicas, religiosas entre eles? Pesquisando em relatos e ilustrações, os alunos podem recuperar as informações de como eram as viagens de travessia do Atlântico. Baseados nestas mesmas fontes eles podem fazer uma maquete de um navio negreiro.

b) Quilombos –
Os quilombos foram uma das formas de resistência encontradas pelos africanos e seus descendentes para fugir da escravidão que lhes era imposta. Os alunos encarregados deste assunto podem fazer um pesquisa sobre os quilombos– onde eles surgiram, como se organizaram, como as pessoas ali viviam. Uma parte do grupo poderá dar uma ênfase à história de Zumbi de Palmares, mostrando as razões pela qual ele foi escolhido como símbolo do movimento negro no Brasil. Ao fazer isso, eles podem levantar informações a respeito da discriminação racial no Brasil de hoje. Dados estatísticos relativos aos negros em questões como distribuição de renda, educação, mercado de trabalho entre outras, podem ajudar nesta tarefa.
Os alunos também podem pesquisar se na sua região existem grupos remanescentes de quilombos. Caso positivo, poderiam ver se é possível visitar um deles e fazer entrevistas com a população que ali vive. Por meio da história oral, podem procurar resgatar a história dessas pessoas, seus conhecimentos em variados campos do saber: ervas medicinais, lendas etc. Também podem buscar informações sobre a luta pela posse da terra dessas comunidades nos dias de hoje.

3) A presença negra na cultura brasileira

a) Culinária – a culinária brasileira é fortemente marcada pelos hábitos culturais dos negros. Os alunos que estiverem estudando este tema poderão elaborar um livro de receitas com pratos introduzidos no Brasil pelos africanos. Entre esses alimentos podemos citar: pamonha, quiabo, vatapá, angu, feijoada, mungunzá, acarajé, cururu, entre outros. Ao final do trabalho, poderão, juntamente com os professores, escolher algumas dessas receitas para serem feitas e oferecidas aos membros da comunidade escolar.

b) Religião – No Brasil, as crenças religiosas dos africanos, misturaram-se às crenças indígenas e européias e deram origem ao sincretismo religioso muito presente em nossa sociedade. Os alunos encarregados deste tópico podem fazer um trabalho de pesquisa sobre as religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda e seus deuses. Baseados nas ilustrações existentes dessas divindades, eles podem fazer roupas semelhantes às que representam cada um dos deuses e fazer uma exposição dessas vestimentas.

c) Música – A música brasileira é fortemente marcada pelo ritmo africano. Os alunos que foram trabalhar com este tópico podem fazer uma pesquisa dos ritmos brasileiros que receberam essa influência, como o samba, o maracatu, o maxixe, a lambada, o carimbó. Também podem pesquisar os principais instrumentos de origem africana hoje bastante conhecidos em nosso país, como o afoxé, o agogô, atabaque, berimbau, tambor, xequerê, entre outros. Seria interessante se os alunos fizessem uma oficina na qual eles próprios construiriam alguns desses instrumentos. Se souberem tocar, os alunos podem usar os instrumentos para apresentarem alguma música de um dos ritmos estudados.

Apresentação

Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ser apresentados em uma feira cultural, que poderia ser realizada em novembro, uma vez que no dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra no Brasil.