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Imigrantes no Brasil

 

Duração: Um semestre

Justificativa: Ao lado do negro e do índio, os imigrantes estão na base da formação do povo brasileiro. Eles começaram a chegar, de forma mais sistemática, a partir do século XIX, quando tiveram início as políticas de incentivo à imigração. Com isso, vieram pessoas dos mais diferentes países: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Japão, Polônia etc. Seus hábitos e costumes foram incorporados à sociedade brasileira nos mais variados aspectos, o que contribuiu para aumentar a influência multicultural que caracteriza o Brasil

Planejamento: Ao se estudar a história dos imigrantes no Brasil tem-se em mãos uma variedade muito grande de assuntos. Portanto, um primeiro passo importante seria definir quais tópicos serão estudados em sala de aula.

Apresentamos a seguir sugestão de três grandes tópicos que podem ser trabalhados junto aos alunos, embora estes não sejam os únicos possíveis:

1) Caldeirão cultural
2) Rumo ao Brasil
3) Meu Estado

1) Caldeirão cultural – Portugueses, espanhóis, italianos, alemães, poloneses, japoneses, árabes entre outros. O Brasil recebeu imigrantes vindos dos mais variados pontos do planeta. Essas pessoas não só foram influenciadas pelos hábitos e costumes locais como também exerceram forte influência na vida do país. O professor pode dividir a sala em grupos, fazendo com que cada um estude as principais características de um desses povos em seus variados aspectos: culinária, crenças religiosas, festas etc. Em um segundo momento, os alunos podem ser instigados a tentar identificar de que maneira esses hábitos e costumes estão presentes na atual sociedade brasileira. A apresentação pode ser por meio de cartazes.

2) Rumo ao Brasil – Por que os imigrantes decidiram sair de seus países e viajar para Brasil? Como eram essas viagens? O que acontecia quando eles chegavam à Hospedaria dos Imigrantes? Essas são algumas perguntas que os alunos podem ser instigados a responder usando como ponto de partida para sua pesquisa a literatura e obras de arte. Quadros como Navio de Emigrantes, de Lasar Segall, ou livros como A menina que fez a América, de Geni Guimarães, Transplante de menina, de Tatiana Belinki, A estrela de rabo, de José Arrabal, ou Anarquistas Graças a Deus, de Zélia Gattai, podem ser utilizados para esse trabalho interdisciplinar.

3) Meu Estado –
O objetivo desta atividade é levar o aluno a descobrir como se deu o processo da chegada do imigrante no Estado em que ele vive e de que maneira ele percebe a presença desse estrangeiro em sua região. Quais os povos que vieram para o Estado? A imigração esteve mais concentrada em algum momento específico? O que motivou a chegada do imigrante? Qual o legado do estrangeiro no Estado? Para responder a essas perguntas os alunos podem fazer entrevistas, pesquisas em livros, jornais, sites e revistas.

Apresentação

Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ser apresentados em uma feira cultural ao final do semestre. Essa feira poderia ter várias barracas, cada uma representando um país diferente, nas quais estariam expostas fotos, informações variadas sobre os países e, se possível, diferentes pratos da culinária desses locais.