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Minhas origens

 

Duração: Um semestre

 

Justificativa: A proposta deste trabalho é levar o aluno a fazer um resgate de sua própria história e, ao mesmo tempo, compará-la com a história de seus colegas. Ao fazer isso, o aluno terá condições de perceber semelhanças e diferenças no processo de formação da sociedade brasileira e poderá entrar em contato com pessoas de diferentes origens, culturas, crenças religiosas, hábitos e costumes. Para o professor, é uma oportunidade para se trabalhar o respeito à diversidade étnica, cultural e religiosa.

 

Planejamento: Antes de iniciar o trabalho, o professor pode apresentar para os alunos as diferentes etapas que farão parte deste projeto. É importante salientar que, em alguns momentos, a participação da família será necessária, uma vez que muitas das informações poderão ser obtidas através de entrevistas com pais, avós, tios e outros familiares.

 

Execução: O trabalho pode ser dividido nas seguintes etapas:

 

1) Memória e história oral

2) Levantamento de fontes bibliográficas

3) Museu da família

4) Texto biográfico

 

Cada uma terá uma execução diferente, como proposto a seguir.

 

1) Memória e história oral

Em um primeiro momento, o aluno pode ser instigado a construir sua árvore genealógica. Essa árvore pode ser feita, inclusive, com a utilização de fotografias familiares. Abaixo de cada imagem, o aluno pode escrever o nome do parente, a data e o local de nascimento e de falecimento, se for o caso. A partir de então, por meio de entrevistas com parentes, procurar resgatar a história de seus ancestrais: de onde eles vieram, o que faziam etc.

Essa primeira etapa da pesquisa pode ser transformada em um relatório por parte dos alunos

 

2) Levantamento de fonte bibliográficas

Uma vez levantadas as origens de sua família, o aluno pode ser estimulado a fazer uma pesquisa em livros e sites a respeito da região de onde vieram seus antepassados. Nesse trabalho, o aluno pode levantar informações variadas como: quais as principais características do lugar, como ele se encontrava na época em que seus parentes nasceram, quais os principais hábitos culturais daquela região etc.

O trabalho resultante dessa pesquisa poderá ser apresentado sob a forma de painéis.

 

3) Museu da família

O professor pode pedir para os alunos trazerem de casa objetos antigos que tenham pertencido a seus familiares. Os alunos poderão fazer uma ficha catalográfica desses objetos. Todos os pertences podem ser reunidos em um mesmo espaço, formando-se assim um verdadeiro museu. Os cartazes feitos no item anterior podem estar expostos juntamente com os objetos.

 

4) Texto biográfico

Para finalizar o trabalho, o aluno poderá fazer um texto com a história de sua família. A atividade ficará mais rica se ele conseguir contextualizar a história de seus antepassados com a realidade econômica e social da época sobre a qual ele está escrevendo.