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A criação de heróis e o fortalecimento da nação


Ficha técnica

Conteúdo Programático: Independência do Brasil

Objetivo: Analisar a dimensão simbólica do processo de construção das nações
Duração: 1 aula

Recursos: reprodução dos quadros Independência ou morte (1888), de Pedro Américo e 1807, Napoleão na Batalha de Friedland (1875), de Ernest Meissonier.

Competências e habilidades:
∙ Observar, comparar e categorizar imagens;
∙ Articular imagens e conhecimentos históricos, produzindo sínteses
∙ Relacionar diferentes linguagens, produzindo sínteses;
∙Desenvolver o conceito de representação do real;
∙Trabalhar os conceitos de pátria e nação
∙Desenvolver a capacidade de leitura crítica de imagens.

Descrição

1. Inicialmente, prepare a reprodução das duas obras pictóricas. O ideal seria que pudesse apresentá-las em slides de grande dimensão e que para cada aluno houvesse a reprodução das duas imagens que lhes seriam entregues em outro momento da aula;
2. Primeiro apresente o quadro Independência ou morte, de Pedro Américo, e procure incentivar os alunos a dizerem o que a obra representa. Peça para os alunos identificarem o papel de cada grupo na composição da pintura e relacionarem o quadro com as informações que eles possuem sobre o evento;
3. Com a discussão acalorada, apresente a obra Napoleão na Batalha de Friedland, quadro pintado em 1875 para celebrar uma vitória das tropas de Napoleão Bonaparte, em 1807. Após apresentar aos alunos as datas das referidas obras (o que só fará neste momento), peça para que apresentem hipóteses para o uso dos mesmos recursos pictóricos nas duas obras e qual a relação destas obras com a realidade.
4. Alguns alunos poderão trazer para a sala o tema do plágio, mas isso não é o cerne dessa discussão. O importante é ressalvar os elementos componentes das pinturas que reforçam o papel protagônico do herói, a carga emotiva,o equilíbrio da composição resultante dos diferentes grupos participantes do momento e o modelo de Nação e Pátria a que as obras buscavam fortalecer.
5. Ao final, entregue a reprodução das duas pinturas e peça para que os alunos respondam as questões do exercício de síntese.

Exercício de síntese:

1. Descreva, do ponto de vista estético, os principais traços da pintura de Pedro Américo
2. Do ponto de vista histórico, quais são e o que representam os elementos retratados na cena?
3. Por que D. Pedro aparece montado em um cavalo, e não numa mula, como afirmam os relatos históricos? Qual o propósito do autor?
4. Por que Pedro Américo resolveu vestir a guarda de D. Pedro com trajes de gala, e não trajes de viagem? Que efeito pretendia produzir?
5. Que imagem da nação deve ter sido encomendada a Pedro Américo para que ele pintasse a Independência da forma que o fez? Você acha que ele foi bem sucedido?

Referências

CARVALHO, José Murilo de. Os esplendores da imortalidade.

Olivieri, Antonio Carlos – Independência ou morte! A representação
idealizada de um fato histórico.

O grito do Ipiranga aconteceu como no quadro? por Editores HowStuffWorks Brasil

Napoleão na Batalha de Friedland (1807), óleo sobre tela de Jean-Louis-Ernest Meissonier.

Napoleão na Batalha de Friedland (1807), óleo sobre tela de Jean-Louis-Ernest Meissonier.

Independência ou morte (1888), óleo sobre tela de Pedro Américo (1843-1905)