Categories Menu

Montando uma linha do tempo

 

Ficha técnica
Conteúdo programático: Revisão e avaliação de conhecimentos

Objetivo: Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, integração entre alunos e entre estes e o professor

Duração: 3 aulas, sendo 2 de preparação e 1 de apresentação

Recursos: Kits xerocopiados com as imagens selecionadas pelo professor. Cada kit deverá ter cerca de 50 reproduções fotográficas de 3 x 3 cm, cada, de diversos acontecimentos da humanidade (aí incluídas invenções, inventores, pinturas, construções, retratos, mobiliário, armas, móveis, alimentos, instrumentos musicais, atividades de lazer etc). As imagens devem procurar compreender desde o surgimento dos primeiros hominídeos até os dias atuais. É importante ter o cuidado de cobrir todas as épocas significativas e todas as regiões do planeta. Nenhuma imagem poderá ter legenda ou data. Além disso, cada grupo de aluno deverá trazer 3 folhas de papel pardo, 4 tesouras, 2 réguas, cola, canetas hidrográficas de cores diferentes ou pilots.

Competências e habilidades
∙ Observar, comparar e categorizar dados;
∙ Articular imagens e conhecimentos históricos, produzindo sínteses
∙ Desenvolver a criatividade;
∙ Desenvolver o conceito de tempo histórico
∙ Desenvolver os conceitos de ruptura e permanência
∙ Elaborar e executar projetos em equipe;

Descrição
1. Divida a classe em grupos de até quatro alunos cada e dê a cada grupo um kit com as reproduções fotográficas xerocopiadas
2. Peça para os alunos recortar as imagens e agrupá-las por critérios que eles próprios irão criar.
3. Estes critérios deverão permitir que as imagens sejam coladas em uma linha de tempo, também elaborada pelo grupo com papel pardo, canetas coloridas e cola, na qual deverá constar um título, as subdivisões – as quais receberão títulos e datação, em linhas verticais que localizem cronologicamente as diferentes imagens
4. Todo o trabalho deverá ser feito sem consulta a qualquer material impresso ou eletrônico.
5. Ao final da montagem, os grupos deverão apresentar para os colegas os critérios que empregaram para ordenar cronologicamente as imagens e para dividir os períodos históricos.
6. A turma deve ser convidada a debater os resultados do trabalho.