Categories Menu

O povo diante de sua história

 

Ficha técnica
Conteúdo Programático: Era Vargas

Objetivo: trabalhar com hipóteses

Duração: 2 semanas

Recursos: Cartões com as fotos referentes ao governo de Getúlio Vargas

Competências e habilidades
∙ Estabelecer relações de rupturas e continuidades com o modelo político e econômico em vigor na Primeira República;
∙ Compreender as diretrizes econômicas da Era Vargas e suas alterações frente à conjuntura internacional;
∙ Refletir sobre o imaginário social e a memória coletiva produzida acerca de Getúlio Vargas;

Descrição
1. Selecione três imagens (que chamaremos de imagens A, B e C) ligadas a episódios históricos da Era Vargas e faça cartões com essas imagens. Nos cartões, deixe espaço para preencher as seguintes informações: legenda e período histórico. Na internet é possível encontrar várias imagens de Getúlio Vargas. Veja, por exemplo, o Memorial Getúlio Vargas ou o CPDOC.
2. Divida a classe em duplas e dê a cada dupla nove cartões, sendo três da imagem A, três da B e três da C
3. Se possível, projete as três imagens para os alunos, dizendo-lhes em que condições elas foram produzidas e a que se referem.
4. Peça para os alunos fazerem a seguinte atividade: dar um dos cartões a uma pessoa desconhecida e pedir para que atribua à imagem mostrada uma legenda e uma data aproximada. Oriente os alunos a entrevistarem pessoas de diferentes idades e de ambos os sexos.
5. Cada entrevistado poderá preencher somente um cartão.
6. Na semana seguinte as duplas apresentarão em sala as legendas produzidas pelos entrevistados, identificando os pontos em comum.
7. Os alunos, estimulados pelo professor, levantarão hipóteses para estas coincidências.
8. O professor concluirá a atividade, mostrando como se pode verificar as hipóteses levantadas e apontando a explicação correta.

Bibliografia de apoio

BITTENCOURT, Circe. Identidade Nacional e Ensino de História do Brasil. In : KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula : conceitos, práticas e propostas. São Paulo : Contexto, 2004.

LE GOFF, Jacques. História e memória.Tradução Bernado Leitão …[et al.] 5ª ed. Campinas, SP : Editora da UNICAMP, 2003.