Categories Menu

Trabalhando a história de sua comunidade

 

Ficha técnica

Conteúdo programático: História local

Objetivo: Através da estratégia do júri simulado, produzir a reflexão sobre os limites sociopolíticos da transformação cultural

Duração: 4 semanas

Recursos: DVD e TV ou computador com leitor de DVD

Competências e habilidades:

∙ Conceituar patrimônio material e imaterial;

∙ Valorizar e conhecer a história local

∙ Elaborar propostas e formulações em equipe;

∙ Pesquisar dados que colaborem e sustentem sua argumentação;

∙ Mobilizar os saberes históricos aprendidos em sala, em prol de uma atividade social concreta;

Recursos

  1. Exiba para os alunos o filme Narradores de Javé (2003), de Eliana Caffé. O filme conta a história de uma pequena cidade que está prestes a ser submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores, no entanto, descobrem que podem evitar que isso aconteça caso consigam provar que a cidade é um importante patrimônio histórico. Para tanto, eles começam a contar a a história da cidade para o carteiro Antonio Biá, encarregado de escrever a história oficial do local. Ao fazer isso, o carteiro depara-se com versões conflitantes de um mesmo fato.
  2. Inicialmente, discuta com os alunos o filme. É uma boa oportunidade para debater conceitos como história oral, patrimônio material e imaterial, memória, processo de construção da história.
  3. Em seguida faça aos alunos a seguinte proposta: fazer de conta que uma empreiteira comprou diversos imóveis em uma região histórica da cidade e pretende derrubar esses imóveis para construir no local um grande empreendimento comercial. A cidade se divide entre os que defendem a preservação do patrimônio histórico e os que são favoráveis ao novo empreendimento alegando que ele gerará novos empregos e movimentará a economia local.
  4. Divida a turma em três grupos:

a) as pessoas que defendem a nova obra;

b) os moradores que defendem a região querendo torná-la patrimônio histórico e protegendo-a da destruição e

c) os jurados que com base nas argumentações e nas provas apresentadas decidirão o futuro da região;

  1. Na aula seguinte os alunos serão levados ao laboratório de informática onde realizarão uma pesquisa orientada nos sites: do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, da UNESCO dentre outros;
  2. Os alunos devem ser estimulados a realizar entrevistas com moradores da região a fim de descobrir acontecimentos interessantes que possam valorizar o bairro ameaçado de demolição e a recorrer aos estudos sobre o liberalismo e a ideia de propriedade privada com objetivo de defender os interesses dos novos proprietários da região;
  3. Decorridas duas semanas de pesquisas serão estabelecidas as regras do júri simulado, tal como quanto tempo cada grupo terá para apresentar sua defesa e os grupos apresentarão ao professor o andamento de suas pesquisas. Atenção! A equipe que assumir a tarefa de júri deverá não somente estudar os argumentos de ambos os lados como também formular perguntas para cada uma das equipes;
  4. Na semana seguinte será a realização do júri. Incentive os alunos a virem caracterizados, garanta a “ordem no tribunal” afinal é um júri e não um debate. Ao final, os jurados deverão redigir um breve parecer argumentando sua decisão e por último o professor poderá dar seu voto, quem sabe inclusive explicando aos alunos o significado da expressão “voto de Minerva”.