Categories Menu

Visões sobre a ditadura civil-militar brasileira

 

Ficha técnica

Conteúdo programático: Ditadura civil-militar no Brasil 

Objetivo: Elaboração de vídeo pelos alunos

Duração: 1 bimestre

Recursos: filmadora, telefone celular ou máquina fotográfica com filmadora, computador com acesso à internet; vídeo sobre a posse do presidente Geisel .

Competências e habilidades

∙ Conceituar as ideias de golpe e revolução;

∙ Problematizar as alterações jurídico-políticas (Ex: Atos Institucionais, Lei de Imprensa,  Constituição e etc.) realizadas durante o regime militar.

∙ Diferenciar História e Memória;

∙ Desenvolver a leitura crítica das imagens, dominando a técnica de sua produção;

– Fazer análise do discurso;

∙ Trabalhar em equipe, distribuir tarefas, produzir sínteses.

 

Descrição:

  1. Como motivação inicial utilizaremos um curta com a posse do presidente Geisel , levantando um debate em sala com as seguintes indagações: a imagem desta pessoa lhe é familiar? Alguém em sua casa (avós, tios, primos, vizinhos) já comentou algo sobre este presidente? Como a narração do vídeo apresenta a figura do novo presidente?
  2. Em seguida, dando prosseguimento ao debate, discutiremos sobre o que os alunos ouviram falar sobre o período da ditadura e a partir daí faremos uma breve exposição sobre a relação entre História e Memória;
  3.  Após o debate divida a turma em grupos de 8 a 10 pessoas. Cada grupo ficará encarregado de produzir um documentário de 10 a 15 minutos de duração, priorizando entrevistas e depoimentos com pessoas do seu convívio;
  4. Cada grupo irá se subdividir em equipes que serão responsáveis pelo: roteiro, edição, marcação de entrevistas e elaboração das perguntas.
  5.  Duas semanas depois, os grupos deverão apresentar oralmente em sala de aula, o roteiro do documentário, as perguntas formuladas para as entrevistas e as indicações de pessoas que serão entrevistadas. Em conjunto com os demais alunos da turma, debata a apresentação de cada grupo, fazendo as sugestões e ponderações que se fizerem necessárias.
  6. Um mês depois os alunos deverão apresentar o vídeo finalizado e editado. Se for o caso, para tanto, os alunos utilizam o laboratório de informática da escola, caso ela o tenha. Neste momento todos assistirão aos documentários em sala de aula; aproveite o momento para sugerir correções em eventuais erros de legenda, problemas de áudio etc. que serão solucionados em duas semanas quando será realizada a Mostra desses vídeos;
  7. Como culminância, uma mostra para a qual outras turmas da escola serão convidadas. Após a exibição, os grupos participarão de um pequeno debate no qual o público poderá tirar dúvidas sobre a produção dos documentários, os entrevistados, as perguntas selecionadas e etc. Os vídeos podem ser disponibilizados no YouTube, site de compartilhamento de vídeos.

 

Bibliografia de apoio:

RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). Bauru (SP): Edusc, 2004.

MOSS. Hugo. Como formatar o seu roteiro: um pequeno guia de master scenes. Rio de Janeiro : Aeroplano, 2002.