Categories Menu

Eu também posso participar

Diante dos riscos à sobrevivência do ser humano, assim como do próprio planeta, os alunos têm manifestado de diversas formas certa apreensão, quer seja na sala de aula, quer seja em seu cotidiano. A tomada de consciência tem trazido em muitos o desejo de “fazer algo” para a preservação da vida no planeta e para melhorar as relações entre os seres humanos, o que revela a capacidade de perceber o quanto todos nós fazemos parte e podemos interferir no mundo em que vivemos.

A seção Eu também posso participar nasceu justamente para reforçar a importância que cada um tem no processo global, ou seja, alertar a consciência cidadã dos alunos de modo a se perceberem como agentes históricos que têm condições, de diversas formas, de alterar a realidade que o cerca.

Na seção, procuramos historicizar diversos problemas do mundo contemporâneo, terminando sempre com propostas concretas de participação dos alunos no sentido de resolver ou minimizar aquele problema. Da descoberta do vidro pelas sociedade da Antiguidade, por exemplo, chega-se ao problema do descarte do material nos lixões do Brasil (ver capítulo 5 do livro 1). Economia de água, reciclagem de papel, desperdício de alimentos, preservação de patrimônio público, intolerância e muitos outros temas são abordados ao longo de toda coleção.

eutambempossoparticipar_hm