Categories Menu

Unidades conceituais

Os capítulos de cada volume da coleção História em movimento encontram-se agrupados em torno de unidades conceituais. Podemos dizer que essas unidades estão no cerne da organização da coleção; que são um dos pilares de sua metodologia. Elas foram criadas para serem mais um suporte no trabalho de formação do espírito crítico do jovem cidadão em sala de aula, ao mesmo tempo em que permitem desenvolver um trabalho em torno dos temas transversais e também enfatizar a relação passado x presente.

Ao longo da coleção criamos 14 unidades conceituais, nas quais abordamos algumas das principais questões de nosso tempo. São elas:

Volume 1

A força do conhecimento e da criatividade;

A urbanização;

Direito e democracia;

Diversidade religiosa;

Soberania e Estado nacional;

 

Volume 2

Diversidade cultural;

Trabalho;

A luta pela cidadania;

Política e participação;

Terra e meio ambiente;

Volume 3

Ciência e tecnologia;

Meios de comunicação de massa;

Violência;

Ética.

 

Dois critérios principais nos levaram a definir o conceito de cada unidade: a importância do assunto para a compreensão de diferentes aspectos da realidade (sobretudo a realidade brasileira) e os momentos em que, no decorrer da história, esses conceitos se constituíram ou se evidenciaram.

Podemos exemplificar nossa proposta citando a unidade 2 do volume 3, Meios de comunicação de massa.  Os capítulos nela compreendidos abrangem um período que vai da década de 1920 até a Guerra Fria. Nesse espaço de tempo ocorreu a invenção do rádio, da televisão, o cinema se consolidou como diversão de massa e foi também nessa época que o poder de penetração social dos meios de comunicação foi levado ao extremo, particularmente pelo uso que deles fizeram os regimes totalitários.

Diante desse quadro, como trabalhamos o conceito Meios de comunicação de massa? Na abertura da unidade oferecemos um texto discutindo a importância dos meios de comunicação nos dias de hoje acompanhado de perguntas que exploram o conhecimento prévio do aluno a respeito do tema. Já no fechamento da unidade, apresentamos exercícios que se propõem a discutir essa questão.

As discussões a respeito dos conceitos de cada unidade continuam no interior dos capítulos, tanto no texto principal, nos boxes e nas seções, quanto nas atividades sugeridas. Ao final dos capítulos apresentamos a seção Hora de refletir, uma atividade que relaciona algum assunto abordado no capítulo com o conceito trabalhado.