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Unidades conceituais

Os capítulos de cada volume do Projeto Teláris: História encontram-se agrupados em torno de unidades conceituais. Podemos dizer que essas unidades estão no cerne da organização da coleção; que são um dos pilares de sua metodologia. Elas foram criadas para serem mais um suporte no trabalho de formação do espírito crítico do jovem cidadão em sala de aula, ao mesmo tempo em que permitem desenvolver um trabalho em torno dos temas transversais e também enfatizar a relação passado x presente.

Ao longo da coleção criamos 12 unidades conceituais, nas quais abordamos algumas das principais questões de nosso tempo. São elas:

Volume

Conceitos trabalhados

capa 6
6º ano

Tecnologia

Civilizações

Diversidade

Política

capa 7
7º ano

Território e governo

Tolerância

Trabalho

Deslocamentos populacionais

 

capa 8
8º ano

Igualdade

Movimentos sociais

Nação e nacionalismo

Terra e meio ambiente

capa 9

9º ano

Cidadania

Violência

Liberdade

Consumismo

Dois critérios principais nos levaram a definir o conceito de cada unidade: a importância do assunto para a compreensão de diferentes aspectos da realidade (sobretudo a realidade brasileira) e os momentos em que, no decorrer da história, esses conceitos se constituíram ou se evidenciaram.

Podemos exemplificar nossa proposta citando a unidade 2 do volume do 7º ano, Tolerância. Os capítulos nela compreendidos abrangem um período que vai do século XV ao século XVII. Nesse espaço de tempo ocorreram as Grandes Navegações, a chegada dos europeus à América, a Reforma Protestante, por exemplo. Foi um momento, enfim, em que novos mundos se encontravam, provocando intensos choques culturais; novas religiões surgiam, gerando confrontos. Ou seja, foram momentos em que a questão da tolerância para com o outro (ou a sua ausência) se evidenciou.

Diante desse quadro, como trabalhamos o conceito TolerânciaNa abertura da unidade oferecemos um texto discutindo a importância do respeito às diferenças em nossa sociedade acompanhado das perguntas da seção Ponto de partida que exploram o conhecimento prévio do aluno a respeito do tema. Já no fechamento da unidade, apresentamos exercícios que se propõem a discutir essa questão.

As discussões a respeito dos conceitos de cada unidade continuam no interior dos capítulos, tanto no texto principal, nos boxes e nas seções, quanto nas atividades sugeridas. Ao final dos capítulos apresentamos ainda a seção Hora de refletir, uma atividade que relaciona algum assunto abordado no capítulo com o conceito trabalhado.